1. Os interessados em submeter resumo(s) de seu(s) trabalho(s) para seleção e posterior apresentação na 53ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2023), evento que será realizado de 27 a 30 de abril de 2023, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, SP, Brasil, devem preencher a ficha de inscrição com os dados do(a) autor(a) responsável e o resumo do trabalho no site www.jpr2023.org.br, por meio do sistema de submissão de trabalhos, até 30 de Janeiro de 2023, às 23h59 (horário oficial de Brasília).
2. Não serão aceitas inscrições de trabalhos por meio de fax, CD/DVD, pen drive, e-mail ou outro meio que não seja o sistema de submissão de trabalhos.
3. O(a) autor(a) responsável pela inscrição será o(a) encarregado(a) por receber todos os comunicados relativos aos Painéis e Temas Livres da JPR 2023 enviados pela organização do evento e repassá-los aos demais autores(as) do trabalho.
4. Somente o(a) autor(a) responsável poderá editar o conteúdo do resumo ou solicitar o cancelamento de sua submissão.
5. O(a) autor(a) responsável poderá editar o resumo submetido até o dia 30 de Janeiro de 2023, às 23h59 (horário oficial de Brasília), por meio do sistema de submissão de resumos. Alterações de texto ou título do resumo, assim como alterações nos nomes dos autores e cancelamento de submissão não serão permitidas após essa data.
6. O(a) autor(a) responsável poderá realizar o cancelamento da submissão de seus resumos até o dia 30 de Janeiro de 2023, às 23h59 (horário oficial de Brasília). Este cancelamento deve ser feito pelo site www.jpr2023.org.br, por meio do sistema de submissão de trabalhos. Ressaltamos que ao submeter um resumo de trabalho à JPR 2023, o(s) autor(es) assume(m) o compromisso de apresentar o trabalho no evento caso este seja aprovado.
7. O resumo deverá ser redigido em Inglês e também em um segundo idioma a ser escolhido dentre os listados abaixo:
a) Português
b) Espanhol
Resumos redigidos em idiomas diferentes dos indicados nesse regulamento não serão aceitos para este evento.
8. No espaço designado "Nome dos Autores", o registro dos nomes deve ser efetuado na seguinte ordem: sobrenome em letras maiúsculas, seguido pelas iniciais dos demais nomes. Exemplo: o nome Carlos Aguiar Nogueira deve ser grafado como NOGUEIRA, C. A.
9. Não é permitida a divulgação de conteúdo promocional ou comercial no trabalho.
10. É proibido mencionar no título, no corpo ou nos anexos do resumo o nome da instituição onde o estudo foi desenvolvido e/ou onde os autores atuam ou qualquer outro dado que indique ou sugira a autoria ou instituição de origem do trabalho, com exceção aos campos do formulário destinados a essas informações. Caso essa menção seja essencial, deve-se substituir o nome em questão por XXX (Ex: Revisão de 48 Casos de Tumores Orbitários do Instituto XXX de Medicina da Instituição XXX). Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.
11. A identidade do(a) paciente deve ser preservada. Nenhum dado que permita sua identificação poderá ser apresentado. Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.
12. Só serão aceitos resumos de trabalhos que tenham relação ou interesse à Radiologia e ao Diagnóstico por Imagem. Os que não atenderem a esses pré-requisitos serão desclassificados.
13. O(a) autor(a) deve classificar seu trabalho em uma categoria, em uma área e em um tipo de estudo, conforme descrito a seguir.
13.1 Categoria: define o formato em que o(a) autor(a) deseja apresentar o seu trabalho. As categorias a serem escolhidas são as seguintes:
01. Painéis Impressos (PI) - exibição de pôster impresso.
02. Painéis Digitais (PD) - exibição em computadores por meio de arquivo digital.
03. Temas Livres (TL) - apresentação oral durante as aulas ou em estúdio. Atenção:para esta categoria somente serão aceitos trabalhos originais (ver item 13.3).
13.2 Área: Por "área" entende-se a subespecialidade da Radiologia e Diagnóstico por Imagem na qual o trabalho se enquadra. As áreas nas quais o(a) autor(a) deve classificar seu trabalho são as seguintes:
01. Abdominal/Trato Digestório
02. Abdominal/Trato Geniturinário
03. Biomedicina
04. Cabeça e Pescoço
05. Cardiovascular
06. Ensino
07. Física / Controle de Qualidade
08. Imagem da Mulher
09. Informática / Gestão
10. Intervenção
11. Mama
12. Medicina Fetal
13. Medicina Nuclear
14. Neurorradiologia
15. Pediatria
16. Pesquisa Básica/Pré-Clínica
17. PET-CT
18. Radiologia Veterinária
19. Sistema Musculoesquelético
20. Técnicas Radiológicas
21. Tórax
22. Ultrassonografia
Caso o(a) autor(a) inscreva o trabalho numa área que não corresponda àquela a qual o resumo pertence, o mesmo poderá ser redirecionado pela Comissão de Painéis e Temas Livres para a área correspondente.
13.3 Tipo de Estudo: O(a) autor(a) deve indicar qual o tipo de estudo utilizado para o desenvolvimento do trabalho, conforme as opções a seguir:
01. Trabalho Original: trabalho científico original, resultante de pesquisa, com contribuição para o avanço da ciência médica. Este trabalho deve permitir que outros investigadores ou profissionais especializados possam repetir as observações descritas e julgar os resultados e conclusões do(s) autor(es), bem como verificar a exatidão do método de análise, da discussão e dedução das conclusões. Deve-se referir o modo de escolha da amostra estudada e dispensar particular atenção ao tratamento estatístico dos resultados. Apenas dados clínicos e laboratoriais essenciais e conclusivos devem ser citados.
02. Relato de Caso: descrição sumária de caso(s) especial(is), que, pela sua raridade ou extraordinário interesse informativo para a coletividade, transcende(m) o paciente individual. Os Relatos de Caso somente poderão ser inscritos na categoria Painéis Digitais (PD).
03. Ensaio Pictórico: ensaio que transmite mensagem por intermédio de ilustrações e legendas, com pouco texto. Não é baseado em pesquisa original, tendo por função principal o ensino complementar de especialistas.
04. Revisão de Literatura: neste tipo de estudo o(a) autor(a) trabalhará com diversos casos, de um ou de vários autores. Coleta-se material, realiza-se análise e/ou reflexão sobre o assunto, muitas vezes buscando aspectos polêmicos ou promovendo discussões de diferentes opiniões por meio de seu trabalho. Deve-se seguir a estrutura recomendada para um trabalho científico e incluir bibliografia consultada.
14. O(a) autor(a) deve preencher todos os campos que equivalem ao resumo do trabalho. No total, esses campos devem conter no máximo 350 palavras. Os campos do resumo irão variar de acordo com o Tipo de Estudo selecionado, conforme abaixo:
Trabalho Original
a) Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
b) Material(is) e método(s)
c) Resultados e discussão
d) Conclusões
Relato de Caso
a) Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
b) História clínica
c) Discussão e diagnóstico
d) Conclusões
Ensaio Pictórico
a) Introdução e objetivo(s)
b) Método(s)
c) Discussão
d) Conclusões
Revisão de Literatura
a) Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
b) Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)
c) Discussão
d) Conclusões
15. Não é necessário informar referências bibliográficas na inscrição dos resumos. Mas, devem ser citadas na apresentação durante a JPR 2023.
16. Termo(s) que possua(m) abreviação conhecida pode(m) ser abreviado(s) após uma primeira aparição no texto, com a respectiva abreviatura entre parênteses. Exemplos: Sistema Nervoso Central (SNC), Tomografia Computadorizada (TC), Imagem por Ressonância Magnética (IRM), Ultrassonografia (US), etc.
17. O(a) autor(a) de Trabalhos Originais deve informar se o trabalho possui registro no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde). Caso o trabalho tenha o registro, o(a) autor(a) deve mencionar o número do registro no ato da inscrição do resumo.
18. O(a) autor(a) deve submeter um arquivo único em formato PDF com até cinco figuras/slides com legendas relacionadas ao trabalho, podendo conter imagens, tabelas e/ou gráficos. A(s) figura(s) contida(s) nesse arquivo deve(m) ser originais, ou seja, não poderão ser extraídas da literatura ou de trabalhos de autoria de terceiros. Também fica proibido mencionar nesse documento o nome da instituição onde o estudo foi desenvolvido e/ou onde os autores atuam ou qualquer outro dado que indique ou sugira a autoria ou instituição de origem do trabalho, assim como fica vetada a publicação de qualquer dado que permita a identificação de pacientes. Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.
19. O(a) autor(a) responsável poderá acompanhar no site da JPR 2023 (www.jpr2023.org.br) informações sobre a aprovação, ou não, do resumo de trabalho inscrito.
20. A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para o dia 24 de fevereiro de 2023. Caso haja necessidade de alteração da data de divulgação, a Comissão de Painéis e Temas Livres compromete-se a divulgar previamente a nova data no site do evento (www.jpr2023.org.br).
21. Eventuais despesas associadas à apresentação dos trabalhos são de responsabilidade dos autores.